Alguns fatores podem ser protetores para a saúde mental no processo de imigração. Imigrantes que tem apoio familiar antes e durante a mudança tem mais segurança e estabilidade. O contexto social e econômico também são extremamente importantes em todo o processo. Pesquisas indicam que pessoas que planejam sua viagem são menos suscetíveis ao estresse e tem mais oportunidades.

O apoio familiar significa pessoas que possam ser rede de apoio desde o começo. Imigrantes que tem uma rede de suporte permanente demonstram ter mais facilidade em se adaptar a nova cultura.
Cada pessoa tem suas particularidades e dependendo das condições que o sujeito teve pre e durante o processo de imigrar ele pode estar mais ou menos protegido. Um exemplo são os imigrantes que tiveram a oportunidade de estudar a língua antes de mudar de país ou teve a oportunidade de fazer intercâmbio. Essa pessoa está mais protegida do que pessoas que não tiveram as mesmas oportunidades. Já que a língua pode ser um fator estressor para o imigrante.
Esse post ti ajudou? Você tem alguma dúvida? Estou a disposição!

Comentários

Postagens mais visitadas